Acadêmico

Reforma na grade curricular de Produção Cultural é discutida desde 2007

Infra

Projeto propõe revitalização do LabVideo

Facom en Scène

Pós-Com comemora 20 anos de excelência no meio acadêmico
 

Estudantes e Professores debatem mudança na grade curricular do curso de produção Cultural

quinta-feira, 18 de novembro de 2010


 No último dia 11, quinta-feira, no auditório da Faculdade de Comunicação, houve o debate entre alunos e professores sobre o tema da mudança curricular do curso de Produção Cultural. O encontro foi organizado pelo Centro Acadêmico e teve a participação de Giovandro Ferreira, diretor da Facom, Maurício Tavares, vice-diretor, e dos professores Sérgio Sobreira e José Severino, além dos estudantes interessados.

Foto por Val Benvindo
O debate começou com Giovandro Ferreira explicando aos alunos que a ideia de mudar a grade curricular surgiu após o Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (IHAC) procurar a Facom. A finalidade da aproximação foi a criação da área de concentração em Políticas Culturais para os alunos do BI. Dessa forma, surgiu a necessidade de se modificar o   foco em Produção Cultural, para que não haja dois cursos com o mesmo objetivo.

O esclarecimento das mudanças que irão ocorrer na grade curricular foi feito pelo Prof. Maurício Tavares. Ele listou as disciplinas que, segundo a reforma, entrariam na grade curricular, sendo a maioria oficinas. Ele também alertou para a falta de professores específicos para o curso de produção e deixou clara a vontade de criar mais vagas.

Em seguida os professores Sérgio Sobreira e José Severino explicaram qual seria o objetivo de cada matéria e como elas colaborariam para a formação profissional dos estudantes. Após a explanação houve o debate com os estudantes. Nesta parte, surgiram sugestões como a separação da matéria Oficina de Audiovisual em duas, mudanças na ordem das novas matérias obrigatórias e integração nos trabalhos entre estudantes de Jornalismo e Produção Cultural. Também foi criticado o excesso de teoria na matéria, supostamente prática, Oficina de Gestão Cultural.

A necessidade da mudança da grade foi apontada no debate como fator essencial para a identidade do curso, já que haverá a criação da área de concentração em Políticas Culturais. O projeto atual de mudança é um aprofundamento na reforma do fluxograma de 2007, que não chegou a ser aprovado. Ainda há necessidade de mais encontros e ações para concluir as mudanças propostas. A matéria na íntegra pode ser visualizada na próxima edição do boletim Facom News.

Por Marcelo Argôlo e Thais Motta

0 aspas:

Postar um comentário