Acadêmico

Reforma na grade curricular de Produção Cultural é discutida desde 2007

Infra

Projeto propõe revitalização do LabVideo

Facom en Scène

Pós-Com comemora 20 anos de excelência no meio acadêmico
 

Enquanto isso, na sala 08...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010


                 Dia de fechamento é estressante. Ou, pelo menos, é isso que as pessoas sempre dizem – e, agora, os alunos de Jornalismo da UFBA, da turma 2010.2, vão poder dizer isso também. Afinal, acho que é incontestável que o estresse de um passa para o outro, e para o outro, e para o outro, e um ciclo eterno é iniciado.

A chefe de reportagem da seção Acadêmico, Fabiana Guia, descansa em sua mesa.

Na sala, três estudantes estão deitadas de cabeça em suas mesas. Outra estudante entra na sala, bocejando. A professora, sempre tão dinâmica que parece ter engolido uma pilha (é a única explicação para tanta energia), agora surge com os olhos visivelmente sonolentos. Outros alunos tentam terminar seus afazeres, embora não pareçam ter muito ânimo. Uns estão na espera (precisam do consentimento da orientadora ou da conclusão de algum outro colega), enquanto outros correm contra o tempo – apesar de alguns correrem em slow motion.                           
                Claro, todos já imaginavam que o Facom News seria cansativo. Mas depois de quase três semanas (se for para contar desde o processo de criação do layout, embora a idealização tenha vindo muito antes disso), difícil seria prever que meus colegas de redação (!) estariam tão acabados. Talvez eu esteja exagerando, hahaha ;P. Mas talvez não. 

 Não acho que o cansaço seja um problema, ainda assim. Todos parecem crianças felizes quando pensam em ver seus trabalhos sendo expostos e avaliados e criticados e amados e ridicularizados e idolatrados.
                O blog não foi tão afetado pela correria, é verdade. Dizer que não foi tão afetado não significa não tenha sido. Eu ainda consigo lembrar de uma voz feminina falando afetuosamente, sem nenhuma pressão, algo como “Meninas! O blog precisa estar no ar até onze e meia!”. O blog já estava no ar, claro. Mas nós entendemos perfeitamente que ela se referia ao blog em definitivo, apresentável e, principalmente, utilizável.
Uma de minhas colegas, Cláudia Guimarães, estava particularmente nervosa. Percebi quando ela passou por mim, distraída e um tanto inquieta. “Eu tinha uma pauta sobre um curso que começou ontem (dia 04), na Facom (O Telejornalismo na Bahia: as transformações nos 50 anos da TV Itapoan). Por um erro de comunicação, não recebi um material que Lia havia mandado sobre o curso, e acabei ficando sem base para realizar a matéria”, explicou Cláudia. Lia Seixas, entretanto, disse que a pauta anterior deveria ser mantida. “Tive que escrever a matéria sobre o curso em cima da hora, mas Lia me deu o direcionamento para escrever a matéria” contou.
De pé, um dos editores-chefe, Victor Pinto, e a orientadora, Lia Seixas
 - nas palavras de Victor, a "patroa"

               Um dos diagramadores coçava a testa, enquanto conversava com um editor. Muito trabalho, coleguinhas. Muito trabalho. Quando comecei a escrever este texto, não achei que tudo fosse acabar com alguns de meus colegas, na companhia de Lia Seixas – claro –, saindo da Facom quase à meia-noite. Tudo isso para cumprir o prazo do Facom News – que, enfim, conseguiu ser lançado no dia 04 de novembro.
Fico por aqui, mas, para os colegas, digo que tudo só tende a piorar.  Talvez, no próximo, as pessoas desistam do fechamento para tentar lembrar o que a palavra "dormir" significa. Mentira (ou talvez não)! O Facom News  que está por vir (sim, até onde eu sei haverá pelo menos mais um até o fim do semestre) tem tudo para ser muito mais emocionante, porque, modéstia à parte, meus colegas fizeram um ótimo trabalho. 

Em nome do blog quero dar os parabéns a todos que se esforçaram tanto neste projeto único. Citarei aqui: Juliana, Lais, Marcelo, Victor, Wesley e Yasmin. Não porque o trabalho deles tenha sido melhor que o seu (ou melhor, que o nosso). Mas sim porque eles, que foram os que ficaram até tão tarde na Facom, foram escolhidos para representar todos vocês – que tiveram, talvez, tanto trabalho quanto –, já que nunca dá para dizer o nome de todo mundo.
Para você, leitor do blog, que porventura não tenha nada a ver com o boletim, posso  garantir  que o trabalho de todos valeu muito a pena. E, caso você queira conferir por si mesmo, é só clicar  aqui.
Divirtam-se. ;)

                                                                                                                          Por Thais Borges

3 aspas:

BAIXARELANDO disse...

Excelente trabalho, coleguinhas! Me sinto honrado trabalhando com vocês. Tive sorte em ser selecionado em 2010.2 e cair sentado nesta turma convosco. Muitos outros trabalhos ainda virão e amaduceremos juntos, um completando o outro...

Parabéns, faconheiros!!!

Mima do Vale disse...

É isso aí, Fininho! Parabéns a nós todos!
O que acham de um coquetel de lançamento? (atrasado, mas vale!) kkkkkkkk
Obrigada pelo trabalho conjunto, na próxima será melhor ainda!
Ao trabalho!
\o/

Val Benvindo disse...

Muito bom ver o nosso FacomNews no ar e sendo bem comentado na Facom! Algumas pessoas me pararam pelos corredores da faculdade só para dizer como o boletim está bem feito e eu claro sou só agradecimentos em nome da nossa turma.
Tudo isso dá uma gás para nós que somos calouros e que, teoricamente, não praticaríamos o jornalismo no primeiro semestre.
Obrigada a todos pelo esforço e PARABÉNS a todos nós pelo belo boletim.
E mãos à obra para a próxima edição! \o/

p.s.: faço minhas as palavras de Fininho; "Tive sorte em ser selecionado em 2010.2 e cair sentado nesta turma convosco."

Postar um comentário