Acadêmico

Reforma na grade curricular de Produção Cultural é discutida desde 2007

Infra

Projeto propõe revitalização do LabVideo

Facom en Scène

Pós-Com comemora 20 anos de excelência no meio acadêmico
 

Doutoranda do Pós Com ganha prêmio da SBPJor

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Debora Lopez Freire
Desde outubro, de 2010, o Pós-Com ganhou mais um motivo para se orgulhar e manter o nível de excelência como programa referencial na área. A tese da professora Debora Lopez Freire, obtida em 2009 e que delineia uma nova concepção no radiojornalismo, no Programa de Pós Graduação da UFBA, recebeu o primeiro lugar no prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, na categoria doutorado. Dentre as quatro teses participantes, a de Debora, intitulada Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica, foi considerada a melhor.
Criado numa iniciativa da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) em 2004, o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo tem como principal missão promover o reconhecimento dos trabalhos acadêmicos realizados nas universidades, buscando, principalmente, enaltecer as performances individuais.
Em sua quinta edição, o prêmio é o mais prestigiado em pesquisa em jornalismo no Brasil. Segundo Rogério Christofolleti, integrante do Conselho Científico da SBPJor e um dos organizadores da premiação, este ano houve um novo recorde de inscritos, com os trabalhos oriundos de 19 estados brasileiros, além de Portugal. Foram 49 inscrições, nas categorias Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Para Christofoletti, os premiados representam o que houve de melhor na pesquisa em jornalismo no país.É uma honra para a SBPJor poder destacar esses pesquisadores sérios, rigorosos, criativos e inteligentes”, complementa.
Debora Lopez Freire, atualmente professora adjunta da UFSM (RS), conta que a tese surgiu de um interesse casado entre os estudos de tecnologia e de rádio. “Desta forma, ela [a tese] busca observar quais as mudanças que o processo de convergência e tecnologização das redações de rádio e da sociedade trazem ao jornalismo radiofônico”, sintetiza. Em sua tese, Lopez apresenta o conceito de rádio hipermidiático, colocando-o num ambiente convergente, que abrange uma narrativa multimídia e um profissional multitarefa. “É um grande desafio para os profissionais e para o mercado de rádio, acredito que um dos maiores da história do veículo”, reflete.

DESDOBRAMENTOS

Como conseqüências diretas de sua tese, Debora já aponta dois projetos. O primeiro atende por ser uma pesquisa que mapeia e analisa a produção das rádios de Porto Alegre e região metropolitana, buscando identificar as iniciativas de adequação a esse novo ambiente de convergência. “O projeto é financiado pela Capes e tem duração de dois anos e atualmente estamos com cerca de 40% dele desenvolvido”, assinala. O segundo projeto, desenvolvido em conjunto com a professora María Del Pilar Martínez-Costa, da Universidad de  Navarra, na Espanha, pretende fazer um comparativo da inserção no processo de convergência de emissoras de rádio informativas brasileiras e espanholas. 
Debora garante que a Facom marcou seu trabalho como pesquisadora e professora.  “Saí da Bahia com uma identidade e um direcionamento de pesquisa moldados pelo GJOL e pelo POSCOM, e tenho muito orgulho disso”, garante. Cafés na tia Del, discussões metodológicas com Carmem e aulas de Wilson Gomes são algumas de suas lembranças do tempo que passou na Bahia. “Tenho muito orgulho de ser faconiana – ainda que seja só no doutorado. Posso dizer que na Facom me sinto em casa”, endossa.

Por Thais Borges

0 aspas:

Postar um comentário