Acadêmico

Reforma na grade curricular de Produção Cultural é discutida desde 2007

Infra

Projeto propõe revitalização do LabVideo

Facom en Scène

Pós-Com comemora 20 anos de excelência no meio acadêmico
 

Nova ACC na Facom fará vídeos pelo Recôncavo

terça-feira, 7 de dezembro de 2010


Baianas participando da Festa do Bembé do Mercado, em Santo Amaro.
Foto de Carlos Roberto Chaves Faria, disponível aqui

 Em 2011, os estudantes da Facom vão poder participar de uma nova Atividade Curricular em Comunidade. Intitulada Memória social: audiovisual e identidades, a disciplina do professor José Severino busca capacitar os alunos para trabalhos em comunidade, na perspectiva da memória. As visitas a campo serão a quatro cidades do Recôncavo Baiano: Cachoeira, São Félix, Santo Amaro e Santiago do Iguape.
 “Vamos trabalhar com entrevistas e os alunos serão capacitados a criar produtos a partir disso, podendo ser um documentário ou uma página na web”, conta o professor José Severino. A disciplina será dividida em duas fases: a fase de capacitação, na Facom e as saídas em campo, quando os alunos vão entrar em contato com quatro escolas das comunidades escolhidas. “A idéia é criar links de memória de cada uma dessas escolas, registrados pelos próprios alunos e, assim, conectar a escola com as tecnologias de memória que criam laços familiares”, explica.
 A disciplina está aberta aos alunos das três formações da Facom (Produção Cultura, Jornalismo e Cinema) e para estudantes dos cursos de Ciências Sociais, História, Museologia e Licenciaturas. São 12 vagas, além do bolsista, todas escolhidas por meio de entrevista. “É uma entrevista para saber o que o aluno espera do curso, não é uma prova”, tranquiliza Severino, embora haja preferência por estudantes com habilidade em edição audiovisual.
Estão previstas três visitas no primeiro semestre, nos meses de abril, maio e junho, apesar de uma intensificação das visitas em favor da demanda ser possível.

Para saber mais sobre as ACCs e como funcionam, viste a página criada pela UFBa.

Por Thais Borges

0 aspas:

Postar um comentário