Baianas participando da Festa do Bembé do Mercado, em Santo Amaro. Foto de Carlos Roberto Chaves Faria, disponível aqui |
Em 2011, os estudantes da Facom vão poder participar de uma nova Atividade Curricular em Comunidade. Intitulada Memória social: audiovisual e identidades, a disciplina do professor José Severino busca capacitar os alunos para trabalhos em comunidade, na perspectiva da memória. As visitas a campo serão a quatro cidades do Recôncavo Baiano: Cachoeira, São Félix, Santo Amaro e Santiago do Iguape.
“Vamos trabalhar com entrevistas e os alunos serão capacitados a criar produtos a partir disso, podendo ser um documentário ou uma página na web”, conta o professor José Severino. A disciplina será dividida em duas fases: a fase de capacitação, na Facom e as saídas em campo, quando os alunos vão entrar em contato com quatro escolas das comunidades escolhidas. “A idéia é criar links de memória de cada uma dessas escolas, registrados pelos próprios alunos e, assim, conectar a escola com as tecnologias de memória que criam laços familiares”, explica.
A disciplina está aberta aos alunos das três formações da Facom (Produção Cultura, Jornalismo e Cinema) e para estudantes dos cursos de Ciências Sociais, História, Museologia e Licenciaturas. São 12 vagas, além do bolsista, todas escolhidas por meio de entrevista. “É uma entrevista para saber o que o aluno espera do curso, não é uma prova”, tranquiliza Severino, embora haja preferência por estudantes com habilidade em edição audiovisual.
Estão previstas três visitas no primeiro semestre, nos meses de abril, maio e junho, apesar de uma intensificação das visitas em favor da demanda ser possível.
Para saber mais sobre as ACCs e como funcionam, viste a página criada pela UFBa.
Por Thais Borges
0 aspas:
Postar um comentário